Recomendações Pós-Transplante Pediátrico da Sociedade Americana de Transplantação - Importância do cumprimento das prescrições médicas
30 de maio de 2008
O transplante renal é um procedimento médico-cirúrgico importante. Pode respresentar um grande desafio difícil de gerir. Implica que o paciente terá tomar uma série de medicamentos e terá também de mudar o estilo de vida. Pode mesmo tornar-se numa experiência frustrante, especialmente para os adolescentes. É muito importante continuar a trabalhar de perto com a equipa de transplante de modo a manter o rim sempre saudável. A equipa médica está lá para o ajudar nos tempos difíceis.
A não adesão ao tratamento significa não cumprir exactamente os conselhos e indicações dadas pela equipa médica. Isso acontece muitas vezes com crianças e adolescentes entre os 11 e os 15 anos, o que pode causar a perda do rim transplantado. Os anos da adolescência são tempos em que os sentimentos de independência, imagem corporal, e a aceitação por parte dos seus pares é muito importante. Alguns medicamentos pós-transplante podem provocar alterações no aspecto físico o que criará problemas com a imagem corporal. Por outro lado, tomar a medicação durante o dia pode tornar-se socialmente incómodo e tudo isto pode ser muito frustrante para um adolescente.
O não cumprimento das prescrições médias pode acontecer de diferentes formas:
- Não tomar os medicamentos a horas, conforme prescrito;
- Não comparecer nas consultas médicas;
- Não fazer as análises necessárias;
- Não cumprir os conselhos médicos quanto a dieta, actividade física ou outros assuntos;
- Manter um rim transplantado saudável implica uma mudança no estilo de vida, o que implicará alguma disciplina.
- Manter um rim saudável pode muitas vezes ser stressante. Por favor, fale com a equipa de transplante sobre as suas preocupações.
- Se tiver crises na sua vida, por favor contacte a equipa de transplante para ajuda.
- Tomar os medicamentos de forma regular todos os dias e no horário prescrito é muito importante. É a única forma de evitar que o corpo rejeite o rim. Isto pode acontecer mesmo após muitos anos de um transplante estável, se deixar repentinamente de tomar os medicamentos pós-transplante ou se não os tomar da forma indicada.
- Se os medicamentos entrarem na rotina da actividade diária, ou se tiver a sentir efeitos secundários importantes, por favor fale com a equipa de transplante. Poderão ser feitos ajustes na medicação que o irão ajudar. Não páre ou mude a medicação sem autorização médica.
- Compareça nas consultas médicas tal como prescrito.
- Se estiver próximo da idade adulta e estiver preocupado com a mudança para um serviço de nefrologia de adultos, por favor discuta as suas preocupações com o médico da equipa de transplante. Muitas vezes esta transferência pode ser adiada ou ser feita de modo gradual até que conheça o nefrologista de adultos.
- Lembre-se sempre que, se perder o rim por não adesão ao tratamento, voltará à diálise. Poderá ter de permanecer em diálise por muito tempo até que consiga outro rim. A diálise não é uma boa alternativa ao transplante. Mesmo em diálise, terá de continuar a tomar uma série de medicamentos para a insuficiência renal.
O uso de novos medicamentos para evitar que o corpo rejeite o novo rim tem tornado possível manter o novo rim por mais tempo. Um ponto chave para manter o rim a funcionar bem é cumprir rigorosamente os horários da medicação e seguir todos os conselhos médicos.
Alguns rins podem funcionar por muitos anos. O tempo de vida médio de um rim transplantado é de cerca de 10 anos. Alguns podem funcionar por muitos mais anos.
As crianças podem fazer um segundo ou terceiro transplante se o primeiro falhar. Lembre-se que muitos avanços e novos medicamentos são introduzidos todos os dias. Espera-se que os rins transplantados durem muito mais tempo no futuro. Nesta altura, as crianças com um transplante renal podem levar vidas perfeitamente normais. Podem olhar para o futuro de forma brilhante tal como todas as outras crianças.
Fonte: http://a-s-t.org/files/pdf/patient_education/english/AST-EdBroPEDKIDNEY-ENG.pdf
0 comentários:
Enviar um comentário