Recomendações Pós-Transplante Pediátrico da Sociedade Americana de Transplantação - Cuidados com a pele

2 de maio de 2008

Os doentes transplantados têm um maior risco de desenvolver cancro de pele na idade adulta. A medicação pós-transplante, que permite que o rim do seu filho funcione e sobreviva, aumenta o risco de cancro de pele. Isto é sobretudo verdade nas zonas com muito sol. É muito importante que a criança com um transplante renal e as suas famílias saibam como se proteger do sol. Isto deve ser feito antes e após o transplante. As crianças com muitos sinais ou sinais fora do normal devem ser vistas por um dermatologista antes do transplante.

A prevenção do cancro de pele implica o uso diário de um protector com um factor de protecção solar (SPF) igual ou superior a 30. A roupa deve ser de manga comprida, preferencialmente com um tecido espesso, e a criança deverá usar um chapéu de abas largas. Deve evitar-se o sol directo entre as 10 da manhã e as 4 da tarde, tanto quanto possível. Os solários devem ser evitados.

Os pacientes transplantados podem ter problemas com verrugas. Podem ter mais verrugas e maiores, que demoram mais a desaparecer e são mais difíceis de tratar. A medicação pós-transplante pode fazer com que o seu filho tenha mais dificuldade em combater o vírus que provoca as verrugas. Se o seu filho já tiver muitas verrugas antes do transplante ou se forem dolorosas, deverá ser visto por um dermatologista que tenha experiência em lidar com verrugas em crianças.

Sites úteis (em inglês):
http://www.itscc.org/
http://www.scopnetwork.com/

Fonte: http://a-s-t.org/files/pdf/patient_education/english/AST-EdBroPEDKIDNEY-ENG.pdf

0 comentários: