Sabia que... 2 anos em diálise pagam um transplante

18 de março de 2008

Investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Maryland verificaram que são precisos apenas 2.7 anos para recuperar o custo de um transplante, quando comparado com o custo da diálise. Para os pacientes que durante o 1º ano pós-transplante não foram readmitidos no hospital, em apenas 1.7 anos é recuperado o seu custo. Apenas uma década atrás esse prazo era de 3.6 anos.

O estudo incluía 227 pacientes que receberam rins de dador vivo entre Março de 1996 e Dezembro de 1998. Os custos do transplante e da assistência médica no 1º ano após cirurgia rondou em média os 89.939 USD. Após o 1º ano, o custo ascendia em média a 16.043 USD, na sua maioria para a medicação anti-rejeição.

Comparativamente, a diálise custava cerca de 44.000 USD.

A maior parte da poupança dos transplantes advém do menor tempo de hospitalização, bem como da melhoria na terapêutica anti-rejeição, que pode ser tomada oralmente em casa em vez de administrada por via intravenosa em ambiente hospitalar.

" O transplante renal não melhora apenas a qualidade de vida dos pacientes, como também permite poupar recursos no longo prazo", refere Stephen Bartlett, professor de cirurgia e medicina na mesma Universidade.

Este é sem dúvida mais um argumento a favor dos transplantes em detrimento da diálise.

Fonte:
http://jama.ama-assn.org/cgi/content/extract/281/24/2277-a

0 comentários: