Dia Mundial do Rim - Iniciativas em Portugal

12 de março de 2008

A Federação Internacional das Sociedades Nefrológicas e a Sociedade Internacional de Nefrologia proclamaram a segunda quinta-feira do mês de Março "Dia Mundial do Rim", com o objectivo de alertar para o grave problema de saúde pública que a doença renal crónica constitui em todo o mundo. Este ano celebra-se a 13 de Março.

1. PORTO (Matosinhos)
Doação de Órgãos: Acto de Amor e Solidariedade
Organização: Associação dos Doentes Renais do Norte de Portugal
Local: Irmandade Stª. Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos – Av. D. Afonso Henriques (Adro da Igreja)
Horário: 15 horas
Entrada Livre
Participantes: Dr. José Maximino (Nefrologista), Dr.ª Sónia Magalhães (Assistente Social), Dr.ª Inês Saraiva (Nutricionista) e Enfª. Chefe D. Maria dos Santos.


Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

“A Prevenção é o melhor remédio”
No dia 13 de Março, a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), assinalam o Dia Mundial do Rim com uma iniciativa destinada aos mais novos. Esta iniciativa tem como objectivo divulgar, de uma forma simples e acessível, a importância dos rins e os seus cuidados essenciais para prevenir a doença renal (alimentação saudável, exercício físico, etc.). A iniciativa decorrerá durante todo o dia no Centro Comercial Alegro de Alfragide, e consistirá na divulgação de mensagens relacionadas com o rim, através de plasma, distribuição de folhetos/brochuras e assistência de profissionais de saúde para esclarecimento de questões. Para incentivar a participação dos mais novos, vai realizar-se um concurso de desenho alusivo ao tema.

Prevenção e sensibilização para as doenças renais
Uma campanha de sensibilização e de prevenção para as doenças renais realiza-se a 13 de Março, Dia Mundial do Rim, na Praça de Bocage. Esta acção destinada a toda a população, que pretende assinalar a efeméride, é promovida pela delegação de Setúbal da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais. Balões e folhetos explicativos sobre a doença renal são distribuídos ao longo do dia.
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia organiza um seminário para profissionais de saúde sobre a forma de avaliar a função e as doenças renais.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá meus queridos amigos´

Estas iniciativas são muito importantes pois realçam a importancia que as questões renais têm cada vez mais no nosso país!
Por meu lado, publicitei o Dia Mundial do Rim, no meu perfil no site: care2.com

Bjs

Anónimo disse...

gostaria de saber mais nformaçoes sobre a dieta sobre esta materia pos tenho uma criança que sofre deste problema e que nao gosta de cumprir o que a medica disse como resolver este problema tel 969381199

Criança e Rim disse...

Ao anónimo,

Gostávamos muito que partilhasse a sua experiência e da sua criança connosco.

Por favor, contacte-nos pelo e-mail criancaerim@gmail.com, ou então no nosso fórum:

http://pub42.bravenet.com/forum/3551440163

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Oi é a 3ª vez que encontrei o teu blogue e reflecti imenso!Espectacular Projecto!
Adeus