Artigo: Problemas do transplante renal a longo prazo

15 de janeiro de 2008

Os principais responsáveis pelos resultados mais pobres do transplante renal a longo prazo são a disfunção crónica (DC) e a morte com enxerto funcionante. O autor faz uma revisão do conceito de DC e do seu lugar na caracterização do "estado crónico do enxerto", que inclui a nefropatia crónica do transplante (NCT) e a rejeição crónica (RC).

Quando o diagnóstico destas situações não é confirmado por outros meios complementares (como por exemplo pelo exame do material de biópsia), sugere-se o uso da designação DC pois parece-nos o mais apropriado para incluir toda a patologia crónica do enxerto. DC define-se como a degradação funcional do enxerto, persistente e progressiva, causada por factores imunológicos e não-imunológicos. De entre estes factores, os principais são: a rejeição aguda, a toxicidade dos fármacos imunossupressores, a idade do dador (pediátrica ou mais avançada), o tempo de isquémia, a síndrome de isquémia-reperfusão e a infecção pelo citomegalovírus (CMV).

Conclui, salientando os principais problemas (científico-técnicos, profissionais e éticos) que se reflectem nos resultados do transplante renal de cadáver a longo-prazo e propondo algumas medidas tendentes a minorar as suas consequências.

Ler artigo completo.

0 comentários: