Recomendações Pós-Transplante da Sociedade Americana de Transplantação - Cuidados com a água

14 de dezembro de 2007

Existe muito pouca informação no que respeita ao risco e à Epidemiologia da Criptosporidiose entre os receptores de órgãos. Embora não seja uma infecção muito comum nesta população, a criptosporidiose pode causar diarreia crónica e grave em hospedeiros imunocomprometidos, particularmente nos que recebem corticosteróides. Assim, será prudente que os transplantados diminuam a sua exposição a este agente patógeneo, tomando as seguintes precauções:
  • A água municipal (mesmo se tratada) pode não ser completamente livre deste elemento patógeneo. Contudo, não existe informação que suporte uma recomendação que toda a água deva ser evitada a não ser que as autoridades emitam um parecer de que a água deve ser fervida. Nestas circunstâncias, de modo a eliminar completamente o risco de contaminação por Cryptosporidium, deve beber-se apenas água que tenha sido fervida durante pelo menos um minuto. Além do mais, devemos ter em conta que o gelo e as bebidas de máquina que são servidas em restaurantes, bares, teatros, eventos desportivos, etc. são preparados com água corrente.

  • As pessoas que pretendam adoptar outras medidas adicionais para reduzir o seu risco de criptosporidiose derivada da água devem ter em conta que a única forma de o fazer é ferver a água durante pelo menos um minuto. Filtros de uso pessoal e/ou água engarrafada podem ser boas alternativas a ferver a água, mas deve ter-se o cuidado de utilizar filtros muito finos e de utilizar água engarrafada de boa qualidade.

  • Deve-se evitar consumir água proveniente de poços, sejam privados ou públicos, em áreas onde não seja verificado frequentemente a presença de patógeneos bacterianos.

  • Os transplantados não devem beber água directamente de lagos ou rios devido ao risco de criptosporidiose, giardíase e patógeneos bacterianos.

  • As infecções derivadas da água podem também surgir através da ingestão de água durante actividades recreativas, tais como, nadar em lagos, rios ou piscinas, ou em parques aquáticos. Os transplantados devem evitar nadar em águas possivelmente contaminadas com vestígios humanos ou animais, e devem evitar engolir água enquanto nadam.

Fonte: http://a-s-t.org/files/pdf/mobile/SafeLiving.pdf

0 comentários: