Relatório da OCDE

20 de novembro de 2007

O relatório da OCDE ‘Panorama da Saúde 2007’, divulgado a semana passada, compara dados de saúde dos vários países da organização, relativos a 2005.

Relativamente à saúde Renal, e tendo em conta os dois tipos de tratamentos disponíveis para a Insuficiência renal crónica (IRC), nomeadamente, a Diálise e o Transplante, verificou-se que a percentagem de pessoas tratadas com IRC aumentou a uma taxa superior a 6% ao ano, em média, no conjunto dos países da OCDE ao longo das duas últimas décadas (1985-2005). Portugal é o terceiro país com maior taxa de tratamentos em doentes com insuficiência renal e foi o que apresentou a maior taxa de crescimento na diálise e transplantes renais desde 1985.

Se analisarmos o tipo de tratamento fornecido aos insuficientes renais, a proporção de pessoas em diálise é muito maior no Japão, contrariamente aos EUA. Em todos os países verificou-se um grande aumento no nº de doentes em diálise nos últimos 20 anos. Por outro lado, a prevalência de pessoas com um rim transplantado, funcionante, tem aumentado de forma regular em todos os países durante o período estudado. A média da OCDE passou de 8 para 32 pessoas com um rim funcionante por cada 100 000 habitantes, entre 1985 e 2005. Em 2005, os EUA seguidos da Aústria, Finlândia, Espanha e França, reportaram a maior taxa, com mais de 40 pessoas com um rim transplanado funcionante por cada 100 000 habitantes.


Ler relatório (em Inglês)


Ver notícia.

0 comentários: