Recomendações Pós-Transplante da Sociedade Americana de Transplantação - Prevenção de Infecções por Contacto Directo
30 de novembro de 2007
A maioria dos organismos são adquiridos através do contacto directo (transportamo-los nas mãos) ou por inalação. Nunca é demais realçar a importância da lavagem frequente e cuidada das mãos como forma de prevenir as infecções que são transmitidas por contacto directo.
As mãos devem ser lavadas, preferencialmente, com um sabão anti-microbiano e água. Uma solução desinfectante pode também ser uma forma de manter as mãos limpas.
Devem ser utilizadas luvas sempre que se pegue em materiais potencialmente contaminados, tais como terra, musgo ou mesmo estrume de animais. O andar descalço deve ser evitado.
Quando fizer jardinagem, qualquer tipo de cultivo, ou quando estiver em parques ou áreas arborizadas deve usar sapatos, meias, calças compridas e camisolas de manga comprida.
No Verão, e em zonas de possível transmissão, deve aplicar-se um repelente de insectos e evitar as exposições ao ar livre ao anoitecer, por forma a evitar a exposição ao vírus do Nilo.
As mãos devem ser lavadas (mesmo depois do uso de luvas), sempre que:
- Antes de preparar comida e antes de comer;
- Antes e depois de tocar em feridas (quer use luvas ou não);
- Antes de tocar em membranas mucosas;
- Depois de tocar em animais;
- Depois de jardinar, tocar em plantas ou terra;
- Depois de mudar fraldas;
- Depois de tocar em secreções e excreções;
- Depois de tocar em coisas que tenham estado em contacto com fezes humanas ou de animais (ex: bacios, camas sujas, sanitas, caixotes do lixo).
0 comentários:
Enviar um comentário