Operação Nariz Vermelho

16 de agosto de 2007


A Associação Nariz Vermelho é uma associação sem fins lucrativos constituída em 2002, com o propósito de assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Estes artistas, têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando actuações adaptadas a cada criança e a cada situação.

Neste momento a Associação garante visitas semanais, durante 42 semanas por ano, aos 8 hospitais abrangidos pelo programa. A equipa de artistas é constituída por 15 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 6 profissionais.

O meu filho esteve recentemente internado e, apesar de não gostar de palhaços, a sua passagem pela enfermaria nunca nos ficava indiferente e era sempre motivo de conversa. O meu filho estava em situação de isolamento, pelo que não podia receber visitas, mas eles sempre encontraram forma de interagir. A mais original foi desenhar (às avessas) um palhaço com uma mensagem, na janela do quarto do meu filho (pelo lado do corredor da enfermaria). Estava lindo! Aos Doutores Palhaços, obrigada pela vossa presença e pelo vosso presente!

Se quiser e puder, saiba aqui como pode ajudar os Doutores Palhaços!

3 comentários:

Anónimo disse...

Esse tipo de acções, com muita pena minha, na minha altura eram ausentes e que jeito teriam dado. Por falar nessa "operação" aconselho-vos a ver um grande filme, um pouco antigo, chamado "Dr Patch adams". Grande filme que me comoveu muito mesmo.

Marta Campos disse...

Olá Helder,

É verdade que os hospitais estão muito mais humanizados. Estive a falar com a educadora do serviço onde o meu filho esteve internado, ela já lá está há mais de 20 anos e as evoluções têm sido enormes. Mas também me contou que, após um período de grande evolução, as coisas têm estagnado... :(

Também vi o filme, é tão "antigo", que ainda é do tempo em que eu ia ao cinema... LOL! Muito giro!

Anónimo disse...

Olá amigos,
O palhaço kaki estava navegando na internet e através da Associação Nariz Vermelho ficou a conhecer-vos.
Visitei o vosso blog que está muito giro.
Gostei do que li e estou solidário com os vossos principios..
Um abraço enormeeeeeeeeeeeeeeee deste vosso palhaço amigo
Tudo de bommmmmm para vocês e em especial para as vossas crianças.
kaki

www.kakiclown.com
gsm: 93 878 02 03