Transplante parcial de rim na Roménia

27 de junho de 2007

(extraído e traduzido de Mathaba News Agency - Romanian Surgeons perform world´s first half-kidney transplant)

Um rapaz de três anos com Insuficiência Renal recebeu parte de um rim da sua mãe, naquele que foi o primeiro transplante mundial de parte de um rim, disse um cirurgião Romeno no passado dia 21.

A cirurgia decorreu na quarta-feira (dia 20 de Junho), no Urology and Kidney Transplant Institute na cidade de Cluj-Napoca, efectuada por uma equipa médica liderada por Mihai Lucan. No dia seguinte ao transplante, a criança e a mãe encontravam-se bem, segundo o Dr. Lucan.

O Dr. Lucan explicou que embora tirado na totalidade à mãe, o rim não poderia ser transplantado completamente por não ser compatível com as dimensões do corpo da criança. Depois de extraído do corpo do dador, o rim foi seccionado em dois por uma equipa de microcirurgia, tendo a criança recebido aproximadamente dois terços.

Esta criança nascida em Bucareste fazia diálise peritoneal seis vezes por dia desde os nove meses, tendo uma estatura de uma criança de um ano. A cirurgia decorreu durante cerca de sete horas e o rim "construído" pela equipa médica começou a funcionar logo após o transplante.

Até agora apenas eram conhecidos transplantes parciais de fígado e pulmão. Diz o professor Mihai Lucan que no mundo, 16 em cada 1000 bebés nascem com insuficiência renal. A diálise e o transplante são as soluções que viabilizam a sua vida, no entanto as probabilidades de encontrar um rim compatível com as dimensões físicas dos seus corpos são muito reduzidas.

1 comentários:

Anónimo disse...

Bons Dias
Isto realmente são mesmo boas notícias para os doentes renais e para o avanço da ciência nesta área dos transplantes!
Se esta experiencia resultar, efectivamente, podemos estar perante mais uma forma eficaz de transplante de orgãos que leva a que se proceda a uma cirurgia capaz de salvar, não duas pessoas (com os dois rins de uma unica pessoa) como até agora, mas QUATRO pessoas!!
Isto é Fantástico!
Esperemos que resulte mesmo!!!