Sabia que... Transplantes renais em crianças pequenas

27 de março de 2007

Embora tradicionalmente, um transplante de rim seja feito, preferencialmente, após uma criança atingir os 10 Kg, existem registos de transplantes efectuados no estrangeiro em crianças tão pequenas como com 2 meses de idade!! Em Espanha já se realizou com êxito, em 2003, um transplante a uma menina de 8 meses com 4,9 Kg.

Em Portugal, infelizmente, estes dados não são facilmente acessíveis, mas do contacto que temos com médicos nesta área, concluímos que se terá realizado, em Lisboa, um transplante no início dos anos 90, a uma criança com cerca de 10 Kg. No Porto, a criança mais pequena teria cerca de 14 Kg, enquanto que em Coimbra sabemos que tinha 3 anos, mas não temos informação quanto ao peso.

Várias perguntas se colocam:

- Numa criança pequena, só se pode colocar um rim proveniente de outra criança?
Uma vez que a doação em vida apenas é possível quando o dador atinge a maioridade, quando falamos de um rim de outra criança, estamos necessariamente a falar de um rim cadáver. No entanto, existem estudos que comprovam que o pior resultado de sobrevivência do enxerto (rim transplantado) ocorre precisamente quando, tanto o dador como o receptor, têm pesos compatíveis. Por outro lado, existem outros estudos que demonstram que a melhor opção para um criança pequena será o transplante de um rim proveniente de um dador vivo, preferencialmente de um adulto jovem.

- Mas o rim de um adulto não é muito grande para uma criança pequena?
De facto, é. Mas...

Por um lado, o rim transplantado não é colocado junto dos rins nativos (fundo das costas), mas sim à frente, ocupando uma grande área do abdómen. Nos primeiros meses, chega a ser possível sentir-se o rim pela parte de fora, mas à medida que a criança cresce, tudo se acomoda.

Por outro lado, tanto o rim transplantado, como o organismo receptor, têm mecanismos de acomodação às novas circunstâncias. Na realidade, o maior desafio de transplantar um rim grande numa criança pequena não é onde o colocar, mas a quantidade de sangue que este exige para funcionar. Por isso, nos primeiros tempos após o transplante, é absolutamente necessário manter uma (sobre-)hidratação da criança, por forma a aumentar o volume de sangue do organismo, no sentido de se adaptar às exigências do novo rim. Mas o próprio rim também tem a capacidade de se acomodar e descobriu-se que, ao fim de 4/6 meses após o transplante, é possível assistir a uma redução no seu volume de 26% !

- Para se realizar um transplante, tem que se retirar os rins nativos?
Geralmente, isso não é necessário. A não ser que os rins nativos possam ser, de alguma forma, prejudiciais ao novo rim (ou ao organismo), eles permanecem após o transplante. Mais tarde, à medida que o novo rim começa a assumir a função renal total, os rins nativos começam a perder função e acabam por deixar de funcionar. Portanto, muitos transplantados renais têm, na realidade, 3 rins!!

- Qual a esperança de vida de um rim transplantado?
Quando se realiza um transplante no adulto, se tudo correr pelo melhor, espera-se que o novo rim acompanhe a pessoa até ao final da sua vida. No entanto, estes rins têm uma capacidade limitada. Enquanto que já existem registos de rins que têm uma esperança de vida de 30 anos, estes casos não são muito frequentes. Por isso, é provável que uma criança que é transplantada nos seus primeiros anos de vida, venha a necessitar de um segundo (ou mais) transplantes mais tarde. No entanto, a Ciência evolui a cada dia que passa e ninguém, hoje em dia, se atreve a prever os desenvolvimentos que vão ocorrer nos próximos 20/30 anos. Mas esperamos estar cá para assistir!!

Para saber mais:
Artigo Científico (Hospital La Paz, Madrid)
Artigo Científico (Universidade de Minnesota)

8 comentários:

Anónimo disse...

Como tenho dito noutros posts e no forum deste blogue, fui transplantada há cerca de 1 ano e 8 meses e realmente, tenho 3 rins (!). O meu rim transplantado localiza-se na parte da frente porque facilita a apalpação por parte dos meus médicos.
Em relação aos meus rins nativos, estavam (na ultima eco-renal que fiz, após um ano de transplante), com apenas 5 cm de diâmetro.
Mas está tudo óptimo, pois na semana passada fui á consulta de pos-tx renal e tinha valores excepcionais!

Unknown disse...

Como faço pra doar um rim pra uma criança?

sheila disse...

oi minha filha tem sindrome nefrotica mesagila difusa e os medicos endiram um transplante onde o pai sera o doador ela tem apenas 3 anos e pesa 12kl

Lindinha disse...

Já já fez a doação?

Unknown disse...

Meu filho tem 2 anos completos e tem nefropatia intersticial crônica devido a uma má formação da VUP (corrigida aos 10 meses) e refluxo urinário grau V, quando descoberto. O caso dele, segundo o nefrologista, é de transplante, mas ele só pesa 7,5kg. Devido a pouca função renal, ele não ganha peso e nem altura. Estou muito preocupada a respeito pois o médico disse que ele provavelmente, já irá começar a diálise.

Unknown disse...

Meu filho tem 2 anos completos e tem nefropatia intersticial crônica devido a uma má formação da VUP (corrigida aos 10 meses) e refluxo urinário grau V, quando descoberto. O caso dele, segundo o nefrologista, é de transplante, mas ele só pesa 7,5kg. Devido a pouca função renal, ele não ganha peso e nem altura. Estou muito preocupada a respeito pois o médico disse que ele provavelmente, já irá começar a diálise.

Priscila disse...

Em q hospital foi realizado esse procedimento? Como sua filha esta?

Unknown disse...

Uma criança de 11 anos pode doar um rim para o pai